Sunday, November 23, 2008

Tirar as botas do armário

Ontem foi o dia de tirar as botas do armário!

Esteve a nevar a noite toda e o resultado foi Estocolmo acordar com 1 palmo de neve em cima! Além da neve e frio (talvez uns -3 graus), o céu esteve quase limpo o que tornou o dia bastante agradável! Numa de aproveitar o dia (sim, porque às 3 da tarde já é de noite!) fui dar um passeio pela cidade e como eu, todos os "estocolmenses" (esta palavra não existe, mas para além de rimar com Belenenses, soa-me bem!) foram para a rua! Apesar do frio, muitos dos locais não se sentem ameaçados e vão para a rua com ténis, com casacos de Outono e muitas das raparigas de mini-saia(!).

Claro que o frio é algo relativo, mas também é uma questão de hábito. Sempre que ligo para casa e digo que aqui estão -5 graus a minha mãe responde-me "aqui também está muito frio, à noite não se pode sair de casa".... Claro que se eu estivesse na Sibéria e dissesse que estavam -40 graus e que já tinha perdido a ponta do nariz, o comentário da minha mãe seria o mesmo....

A neve em si é bonita. A cidade fica coberta de branco, a luminosidade aumenta, as crianças brincam e constroem bonecos de neve e só falta mesmo os passarinhos a cantar, mas esses a esta hora já devem ter morrido todos de frio... Com a neve vêm também as camadas de gelo que se formam nos passeios e que obrigam um gajo a ser patinador artístico, a lama que se acumula nas estradas e o facto de mastigarmos neve sempre que um rajada de vento vem na nossa direção.

Enfim, o Inverno está aí...

6 comments:

Tiago Oliveira said...

Ontem também dei conta de uma descida súbita da temperatura, enquanto estava a passear. Esta manhã, tive um choque ao dar conta que a temperatura do ar tinha descido aos 4º! Se já me queixo com 4º, nem quero imaginar como vai ser em Berlim... :(

JohnnyGil said...

Herr Rui: gostei de ver a alegria patente nas caras e actividades das inúmeras criancas brincalhonas que a tua foto mostra. Também fiquei a saber que as criancas suecas, ao contrário dos adultos, sao mesmo muito baixinhas e difíceis de ver em registo fotográfico. E a minha mae faz o mesmo comentário acerca do frio. "Hoje também desceu muito a temperatura!". Depois vou a ver e está -1°C aqui e 19°C em Lisboa...

Herr HektorSchmarties: nao há razoes para te preocupares. Aqui em Berlim estao uns agradáveis 0°C e para os próximos dias nao deve ir abaixo dos -3°C. Aqui sabemos o que é calor, nao é como esse gelado insonso chamado Suécia. :P

Luis Carrilho said...

nos aqui acordamos e está sempre sol, e raramente chove e nunca ha neve. parece que estou a viver em angola.
as fotos estão muito boas, nota-se que o rui andou a noite toda com um balde de tinta branca a pintar edificios para depois tirar fotos e dizer que em estocolmo neva!

ruizedo said...

ehehehe, realmente naquela foto n se vêm crianças a brincar mas é uma alusão à situação!!!!!

Não tem parado de nevar e ir para o trabalho tem sido uma aventura... Já dei uns tralhos, já fiz guerras de bolas de neve e só me falta mesmo escrever o meu nome na neve em amarelo!

ManUel said...

estás muito frouxo.......nada como uma sueca com sobrancelhas claras para te animar o dia...

prl said...

Muito fixe ruizedo... foto às gajas de mini-saia é que tá quieto né? A regra é: se não há foto, não é verdade!