Podia ter sido um jogo de futebol, mas desta vez fui ver um jogo para o Campeonato do Mundo de Bandy entre as 2 melhores equipas, a Suécia e a Rússia. Para quem não sabe (poucos devem saber!), bandy é como o hóquei no gelo, mas é jogado num campo de quase da dimensão de um campo de futebol e cada equipa tem 11 jogadores.
Tal como nos jogos de hóquei no gelo, há a tradição de comer um hotdog recheado em mostarda e ketchup nas muitas das barraquinhas de fast-food das redondezas! O estádio, pequeno, estava cheio e deviam estar cerca de 4000 pessoas a ver o jogo.
Como se trata de um estádio dos antigos, os assentos são de cimento e como tal, ninguém se senta e todos ficam de pé a assistir ao jogo. Como num jogo de futebol, cada parte tem 45 minutos e contando com o intervalo e a pré-espera até ao inicio do jogo são mais de 2 horas em pé, com uma temperatura ambiente agradável de -2 ou -3 graus. Claro que um gajo para ir aquecendo vai dando uns pulinhos maricas e dobra os joelhos a cada 5mins! A última meia hora do jogo foi feita a olhar para o relógio a cada minuto que passava à espera que o jogo acabasse e a pensar nas plásticas que o nosso alpinista João Garcia teve que fazer quando esteve nos Himalaias. Findos os 90 mins descobri que o jogo ainda ia a penalties e para desgraça minha só ficaram resolvidos lá para o décimo penalty! :)
Os russos a assistir ao jogo eram bem animados, bem mais que os suecos. Tenho a dizer que admiro os russos em geral, essencialmente por 2 razões, têm um ar lixado para a porrada e parece que estão sempre bêbedos.
Se formos a ver, um português para parecer lixado tem que deixar crescer a barba e cheirar mal. Os suecos, coitados, nem barba a sério têm! Os russos pelo contrário, naturalmente, têm um ar de quem estão desejosos de rebentar a fuça a alguém! De modo geral são grandes, usam roupa ideal para a porrada (blusões de penas e grandes botas), gorro na cabeça e aqueles que sorriem fazem-no com um ar irónico mostrando ou um dente de ouro ou um dente partido!
Não basta serem mauzões, ainda têm um ar de quem está sempre bêbedo. Tal como o Obélix, devem todos ter caído numa pipa (?) de vodka quando eram pequeninos e já não precisam de beber para ficarem bêbedos.
A língua deles reflecte estes 2 aspectos, quem ouve um russo a falar pensa sempre que vai haver merda e que o gajo já está com os copos! :)
Voltando ao bandy... Enquanto desporto até é bastante engraçado de ser ver, mas continuo a preferir o hóquei no gelo. Deixo aqui um vídeo do golo de empate da Suécia, 1-1. Já agora, a Suécia acabou por ganhar o Campeonato do mundo voltando a jogar com a Rússia na final, mas desta vez para ganhar por 6-1.
Thursday, January 29, 2009
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
3 comments:
Curiosamente, no sitio onde trabalho, havia muita malta a pensar que eu era russo. E esta, hein? :)
que seca de jogo pá !!! :P
o Tiago vai em "modo russo" para o trabalho e depois queixa-se!!
os suecos quando ouvem portugueses a falar também devem pensar que somos russos com um bocado de melhor aspecto...bem quando ouvem o Rui a falar português lembram-se da bebida "black russian" hehehehehehehehehhehehe
Post a Comment