Hoje foi dia de jogo Suécia - Portugal. Através de uma associação de portugueses na Suécia consegui 2 bilhetes, um para mim e outro para o meu "flatmate" (companheiro de apartamento soa um bocado gay....) australiano, Sam. Hora e meia antes do jogo apanhamos o metro e fomos para o estádio. Perdidos no meio da multidão segui o cântico "olé, olé e esta merda é toda nossa, olé" para encontrar a secção e entrada dos adeptos portugueses. Passada uma meia hora estavamos dentro do estádio, numa das bancadas laterais do estádio de Solna.
Na Europa existem 2 tipos de emigrantes portugueses. O primeiro, é aquele tipo como eu que saiu há pouco tempo de Portugal, principalmente de Lisboa, que em geral é mais pacato e com idade compreendida entre os 25 e 35 anos. Expressões como "fixe" e "boa onda" são normais e bem entendidas. O outro emigrante saiu de Portugal há 30 anos atrás, geralmente vindo do norte do país e que aínda traz a cultura dos anos 70! Se falarmos dos "Morangos com Açucar" pensa que estamos a falar de algum filme da Bo Derek e tem a grande felicidade de não saber quem é o José Castelo Branco ou a Lili Caneças.
Atrás de mim estava um grupo dos tais emigrantes dos 30 anos atrás, 2 deles munidos de bigode à Artur Jorge e todos eles não dispensaram de um bucha de pão com queijo ao intervalo. Durante o jogo, muitas vezes gritavam "Nej!", reagiam ao que era dito em sueco nos microfones do estádio e ainda pensavam que o Fernando Meira era jogador do Benfica. Estes e tantos outros cantaram por 2 ou 3 vezes "olé, olé e quem não salta é lampião, olé" (prova a minha teoria da quantidade de tripeirada que emigrou) e ao intervalo ainda conseguiram contagiar grande parte dos emigras a cantarolar o malhão malhão!
À minha frente estavam suecos misturados com portugueses. Alguns deles eram portugueses que estavam a levar os seus filhos (já nascidos na Suécia) ao futebol e dos que vi, todos os putos vestiam a camisola de Portugal, mas além de falarem sempre em sueco, também gritavam "Sverige" e excitavam-se quando a Suécia criava uma ocasião de perigo. De assinalar é algo que o Sam constatou... Haviam muitos tipos portugueses com suecas, mas nunca portuguesas com suecos... Ele, além de ver o jogo, estava distraído a tentar confirmar a teoria da mulher portuguesa com bigodaça, algo que tenho que falar num post futuro.
Por falar em senhoras, há que salientar que a moldura humana feminina era bastante agradável.... Muitas louras de uma qualidade bastante respeitável espalhadas pelo estádio, de certo uma distracção para quando estava algum jogador lesionado no chão. (reparem que tive que me conter para usar uma linguagem cortês, porque o que apetece dizer é que as suecas são boas para caraças e que todo o homem devia ter direito a uma sueca).
Algo que se diz e eu confirmo é o facto de os emigrantes sentirem Portugal de uma forma bastante intensa e o momento de cantar o hino nacional foi um momento arrepiante.
Quanto ao resultado, 0-0, infelizmente há pouco a comentar...
Sunday, October 12, 2008
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
9 comments:
provavelmente os emigrantes atrás cantaram qualquer musica do fcp para substituir o hino tuga. não faziam, "ohhhh...filho da puta" quando o Isaksson chutava a bola? isso sim, era sinal evidente de machos lusitanos na bancada!
ontem em conversa com um amigo, discutimos a beleza das suecas durante algum tempo. isso sim, é de arrepiar!!
um gajo quer é saber das Suecas!!!!! BOUAS COMÓMILHO!!!
este blog, com fotos de suecas, teria 10 000 visitas diárias e terias de arranjar alguém para filtrar comentários ordinários do manel!
eh pá, tenho q fazer publicidade ao blog, ninguem vem cá comentar!
Bem, isto de estar no trabalho e nao fazer nada só acontece às vezes... Mas esta é uma destas vezes, por isso achei por bem vir desperdicar o meu tempo aqui no teu blogue, oh Rui. E de facto, nao dei o meu tempo por bem empregue! Para além da falta de ilustracoes a que o teu irmao já aludiu, aqui o emigrante alemao (verdadeiro país para um português emigrar) nao conseguiu ficar a saber nada de jeito sobre o jogo no estádio do Solnado.
Por falar nisso, tenho de ver se oriento uns bilhetes para o Hertha-Benfica...
johnny aproveita e leva o cachecol do benfica para o jogo, logo a seguir procuras um cemitério ... não é obrigatório que tenha morrido alguem do benfica.
Já que foi levantada a questão, é verdade, ouviu-se o "ooooohhhh, filhos da pu#$%" na marcacão dos pontapés de baliza... o mais engracado foi qd depois de o pessoal fazer isso, um sueco ao pé de nós gritou qq coisa em sueco. Os tugas atrás de mim reagiram logo: "olha-me este cabrão, vai lá chamar isso à tua mãe"
heheheh
há de haver um jogo com 199 mil pessoas a assistir e 1 tuga. (o tuga não é pessoa :P) e nos pontapés de baliza, ouve-se um grito esganiçado..."ohhh filho da pu#a".
É verdade que fazes anos hoje!?
Ontem foi mais um dia infeliz para a nossa Selecção.. Enfim, parece que a era Queiroz e da geração "d'ouro" já era..
Parabéns pelos 28, pelo regresso à blogosfera e pelo sucesso nas casas-de-banho suecas! :P
Baci,
Joana Lima
Post a Comment