Friday, October 24, 2008

Indianos

Desta vez vou começar por um aparte.... Não sei se alguma vez pensaram no assunto, mas "índio" e "indiano" são palavras muito parecidas e em inglês escrevem-se da mesma maneira, "indian", e esta confusão foi toda gerada pelo Cristovão Colombo que quando chegou à América, ao pensar que tinha chegado à Índia, chamou índios aos nativos (chiça, ainda bem que a coroa portuguesa despachou este gajo... se calhava o gajo ir à Amadora, ainda ia pensar que tinha chegado a Kinshasa)...

Neste post, vou falar dos indianos originários da Índia e com quem tenho partilhado algumas experiências profissionais durante o último ano.

Pessoal porreiro, baixinhos, bigodaça aparada, ténis do basket, camisas dos anos 60 e sempre afáveis é a imagem do típico indiano ou indiana (bigode incluído). O espanto vem depois quando os conhecemos melhor!
O choque cultural é evidente... casamentos arranjados, castas, vacas sagradas, Bollywood, mais de 1500 línguas (muitos deles têm que falar inglês entre eles) e muito caril distinguem as nossas culturas!

Nesta semana chegou um indiano novo, o Manish (não se preocupem, o Maniche ainda continua no Atlético de Madrid!), para trabalhar no nosso projecto. Antes dele por cá já passaram outros 4 ou 5 num sistema rotativo de 3 meses.
O recém-chegado intrigado com um problema na aplicação decidiu vir ter comigo para esclarecer o assunto - sim, os novos como ainda não me conhecem pensam que eu percebo alguma coisa daquilo que ando para ali a fazer! Com toda a minha boa vontade expliquei-lhe o problema e a solução, à qual ele reagiu tombando freneticamente a cabeça sobre os seus ombros. Para quem não sabe, esta é a maneira de os indianos abanarem a cabeça afirmativamente... para quem não está habituado, à primeira vista, parece que o gajo está a ouvir o "Cai Neve em Nova York" do José Cid, mas eu, como já passei por esse período de aprendizagem, já nem estranho.
Voltando à história... depois de lhe ter esclarecido a questão e de ter aquela sensação de satisfação de quem ajudou um colega, o Manish, 20 segs depois, veio ter novamente comigo para fazer uma outra pergunta que mostrava claramente que não tinha percebido nada daquilo que eu lhe tinha acabado de explicar. Este é um dos problemas principais dos indianos, dizem que sim a tudo mesmo quando pensam o contrário...

Mais uma vez expliquei-lhe o problema, desta vez mais devagar e usando a aplicação que estava no meu monitor como exemplo... Enquanto estavamos a discutir o problema (sem grande sucesso!), reparei que sempre que o Manish apontava e "dedava" o meu monitor fazia-o sempre com o dedo médio asteado, isto é, adoptando a posição tipica de mandarmos o pessoal para o c%#$lhinho! Não apenas por uma mão, mas tanto com a direita como com a esquerda, o meu monitor estava a ser violado!!! Quem me conhece sabe que estas situações desconcentram-me e em vez de estar atento ao que o nosso amigo estava a dizer, estava a simplesmente a seguir os seus dedos a aterrar no meu monitor. Juntando o ridículo da situação à minha mente idiota, passados 15segs cheguei àquela fase em que só apetece rir, mas que um gajo tenta disfarçar bocejando, coçando o lábio, olhando para o lado ou então fingindo que se está a rir de algo que está a acontecer na mesa do lado.

No fim disto tudo e passados mais de 20mins fui incapaz de esclarecer o meu colega e infelizmente, a verdade é esta, muitos indianos são pouco qualificados e apenas são colocados no mercado por serem mão-de-obra barata o que na maioria das vezes não significa qualidade.

Mas nem tudo é mau, ao longo destas experiências consegui desenvolver algumas amizades e partilhar conhecimentos, tais como mostrar-lhes que Portugal não fica em África, que em Portugal existem pessoas mais claras do que eu e que existem outras comidas para além do caril. Por outro lado fiquei fã do conceito de casamento indiano em que na cerimonia de casamento o marido ata uma corda à mulher (estilo trela!) e fiquei a saber que não é razão para alarme quando pessoas são esmigalhadas por elefantes, roubadas por macacos ou sufocadas em templos indianos!

Ora aqui está bom um exemplo de troca de cultura entre povos!

3 comments:

Luis Carrilho said...

vê se começas a vender kits de sócio do benfica e trocas impressões sobre as gajas boas dos filmes bollywood!! sao 2 bons temas de conversa

ManUel said...

típico de indianos... "yes...yes...yes" e depois nao percebem nada!!!! pfff

HectorSmarties said...

Devias ter agarrado a mão do gajo, e meteres o dedo do meio na tua boca; para mostrares que não estás para brincadeiras! :D