Monday, February 9, 2009

System Bolaget

Ir ao supermercado fazer umas compritas para o jantar e depois passar pela secção dos vinhos e cervejas e comprar uma garrafa é um sonho que muitas vezes tenho mas que infelizmente não é realidade neste país.
Para comprar qualquer tipo de álcool existe o System Bolaget! É uma loja controlada pelo estado, que existe em alguns pontos da cidade e que está aberta apenas até às 18 ou 19horas. A razão disto tudo é que os suecos, o tal povo modelo da Europa, na hora de entornar álcool pela goela abaixo não perdoam!

Bom, mas nem tudo é mau, começando pela concentração de pessoal bêbedo que se instala à porta destes recintos! Acho que isto é estilo ir ao café para nós portugueses. Está um bêbedo em casa e pensa "eh pá, vou ali ao System Bolaget para ver quem é que lá está! O árbitro ontem roubou o Benfica por isso a conversa deve estar animada!". Além desta malta fixe há que dizer que a selecção de álcool nestas lojas é bem boa e bastante internacional! Desde cervejas belgas, japonesas ou jamaicanas, a vinhos de todos os cantos do mundo até todas as bebidas espirituosas (nunca percebi este termo!) que nos possamos lembrar!

Apesar de tanta escolha, acabo por comprar quase sempre as mesmas garrafas. Bom, agora estão vocês a pensar "chiça, este gajo é um sovina, sempre a comprar o vinho carrascão para poupar uns cêntimos!". Não estão muito longe da verdade, é verdade que os vinhos que compro são dos mais baratos, mas é porque são portugueses! Além disso, a noção de vinho "mais barato" aqui corresponde a não pagar menos de 5€! Portanto o Casal Garcia, Gazela, Portal, Ramos e Periquita são clientes habituais do meu copo e das muitas festas a que vou!

Não por ser mais barato, mas por decerto pela sua qualidade, são muitos os suecos a comprar vinho português e nada melhor do que ver uma sueca com uma Casal Garcia na mão enquanto espera na caixa registadora para eu começar a cantarolar "Comprei uma garrafa de Casal Garcia, para beber mais a Maria(...)". Claro que a loira não se chama Maria e manda-me dar uma volta!

6 comments:

ManUel said...

já te estou a imaginar a meter-te com uma loirinha só por ela ter uma garrafa portuguesa na mão!

Só faltava lhe dizeres que és do benfica :P

Luis Carrilho said...

as suecas devem conhecer melhor o Benfica que Portugal! bem na Hungria conhecem melhor certamente :P

prl said...

Nada melhor que mandar abaixo um vinho branco português bem fresco, hã? ;) Cerveja portuguesa, há alguma nessas lojas?

Só não percebo uma coisa. A quantidade que se pode comprar é controlada, ou podes chegar lá e comprar o que quiseres? E é só para maiores de 18 (ou seja lá que idade for)?

ManUel said...

Hungria, Eslováquia e Rep Checa!!!

Benfica altamente publicitado em 2005 :P

JohnnyGil said...

Em países mais civilizados, há sempre um Spätkauf ao virar da esquina, aberto a toda a hora, com magníficas (salvo seja) Sternburg de meio litro a menos de 1€... Por outro lado, o vinho português só se encontra em lojas de especialidade. Portugal é um lugar exótico! Quando é que cá apareces, já agora?

Anonymous said...

Volta ao trabalho!